English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

quarta-feira, 31 de março de 2010

"CADA MACACO NO SEU GALHO"

Uma expressão tão antiga, quanto andar pra frente, porém de grande valor filosófico quando o assunto é cuide de vida sua, que da minha cuido eu. Em um texto que escrevi anteriormente com o tema: “quem quer ser professor?” eu expresso minha profunda indignação com relação aos milhares e milhares de “professores” que querem ser professor, pode parecer estranho, mais é pura realidade, e detalhe, não me venha com essa de que todos têm um pouquinho de professor em si, pois no decorrer desse texto vou mostrar que se tivéssemos um pouquinho de cada profissão em nós, imagina como seria o programa (AMIGOS DA ESCOLA) antes, quero dizer que não tenho nada contra esse projeto, realizado pelas ORGANIZAÇÕES GLOBO, porém numa visão macro, ou seja, os vários setores da economia, política, cultura, sociedade, tecnologia [...] enfim imagine se fosse criado os amigos do poder judiciário, nossa que legal! Acredito que seria fantástico, milhares de voluntários, ajudando a despacharem os “infinitos” processos que estão parados a anos e anos, fora que a justiça de lenta passaria a ser veloz e eficiente, será? Mais pensando ainda na idéia de criar amigos para os vários setores, que tal criarmos os amigos da saúde, gente, é de emocionar, imagina, as quilométricas filas de mortos e vivos nos hospitais públicos desse pais sendo acabadas e substituídas por corredores limpos e vazios, os erros médicos acabando, as filas de doações sendo diminuídas, pois bem, você acredita? Olha o próximo amigo que seria criado, seria os amigos da segurança pública, eita, esse é de trazer alegria aos milhões e milhões que sofrem com a violência urbana e com os descasos das autoridades, imagina, todos nós sendo “policiais” por um dia? É eu pensei e creio que a idéia não seria tão boa, imagine na prática? Agora vocês todos vão gostar, os amigos do sistema bancário, olha a benção que seria, meus amigos blogueiros, nós simples mortais, vestindo uma camisa e adentrando naquele banco careiro e que prática todo tipo de “roubalheira”, pensa em você, dando “pitaco” nos assunto bancários uhm! Deu água na boca, mais ainda temos os amigos dos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente, cara eu acredito que agora sim, com tantos amigos esse Brasil iria pra frente. O perigo disso tudo é se, todo galho tivesse um bando de amigos, o mesmo já teria quebrado como no caso da educação, ai resta pensarmos em outro tema para essa matéria, que seria, “quem quebra galho é macaco gordo” (FONTE: IMAGEM - namarquisebbb.blogspot)
Por: Cristiano Castilho.

Alexânia 31 de Março de 2010.

domingo, 28 de março de 2010

Quem tem boca VAI ou VAIA Alexânia?

QUEM TEM BOCA VAI A ROMA OU VAIA ROMA?

ROMA NÃO PRECISA SER VAIADA, ALIÁS EM CERTOS PONTOS ELA PRECISA É SER RECONHECIDA E APLAUDIDA

Cunhamos as línguas sob a ilusão de que poderíamos, pela palavra, sobrepujar e esculpir a realidade. Algo, no entanto, deu errado. Não só a realidade se opôs à nossa pretensão de domínio pleno como os próprios idiomas se revelaram incontroláveis, seguindo caminhos tortuosos que muitas vezes flertam e se distorcem. É o que demonstra o recém-lançado Dicionário de Expressões Coloquiais Brasileiras, do professor carioca Nélson Cunha Mello, o mesmo explica que a expressão que se segue: "quem tem boca vai a Roma" decorre de "quem tem boca vaia Roma", Ou seja, Esta frase quereria então dizer que quem sabe falar insulta o poder, ou melhor, que o indivíduo que domina a palavra, porque a domina, insulta o símbolo do poder ou da Igreja, pois a boca significa a capacidade de falar, de perguntar, de comunicar; o verbo ir tem que ver com o percurso, a caminhada, significando passar de um lugar a outro, deslocar-se, mas também evoluir, progredir; Roma fora, a capital, a cidade mais importante do mundo conhecido dos europeus, mas uma cidade que ficava longe, sob o ponto de vista dos mais remotos territórios que constituíam o vasto império, e, por outro lado, esta é a cidade cabeça da Igreja Católica, traduz a própria Igreja, o seu governo, o papado, significando para os católicos o que de melhor existe e que se procura alcançar. Chegar a Roma poderá ser difícil, mas quem tem a capacidade de falar ultrapassará os obstáculos e alcançará o que pretende: conseguirá chegar longe, até conseguirá chegar a Roma. Enfim e quanto a Alexânia, localizada ás margens da BR-060, cidadezinha do interior de Goiás, próxima a Brasília uns 80 km, segundo estimativa do *IBGE (20.706 habitantes para 2009), quem vai ou vaia Alexânia é os que por aqui não ficam e não deixam suas riquezas pois em pleno século 21 ainda não possui uma REDE DE ESGOTO COMPLETA, ao contrario dos Romanos que guiados pelo bom senso, deram grande importância aos cuidados sanitários e de higiene. Havia um sistema de esgotos na cidade de Roma que não foi ultrapassado por qualquer sistema semelhante no mundo todo, até o século XIX. Criado por (Lucumón Tarquínio Prisco, "o velho" – Quinto rei romano [580 - 514 a. C.] que o concluiu no ano em que morreu 514 a.C). Com uma galeria com 740 m de extensão e diâmetro equivalente de até 4,30m, de pedras arrumadas, denominada de Cloaca Máxima, para drenagem do solo encharcado aos pés da colina do Capitólio e esvaziando no Tibre. Além de privadas nas casas, havia sanitários públicos, alguns deles muito luxuosos, todos equipados com água corrente. É de vaia ou de chorar? A própria História nos alerta e nos deixa perplexos diante de tal descaso com a população, que mercê dos “problemas” internos da prefeitura, fica ai, desprovida de seus “Imperador (es) ou Imperatriz (es)” que de Romanos eles só herdaram a cultura, e olha lá!

Por: Cristiano Castilho.

Alexânia 28 de Março de 2010.

sábado, 27 de março de 2010

EU SOU PROFESSOR! E VOCÊ?

VENHA E LIBERE O PROFESSOR QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!
Uma das profissões menos desejado pelos futuros profissionais e com certeza a profissão mais "odiada" por alguns de seus seguidores. Ser educador no Brasil não é um artigo de luxo como em alguns países de educação elevada e leitura acentuada, no Brasil, ser professor é uma questão de dom ou para quem não sabe uma dádiva, pois escolher tal profissão é escolher um caminho dificultoso e cheio de pré-conceitos, fora a burocracia de alguns que se acham entendidos do assunto. Certo dia, na sala dos professores do colégio em que trabalho, a conversa que rolava era a de, "o que vamos fazer para mudar essas rotinas ou para sair dessa vida", não a vida terrestre, biológica ou espiritual etc, digo a vida de "mestre", a vida de pai, mãe, avos, tios ou qualquer um que deveria ensinar cultura em casa, porém manda para nós, simples mortais que tem como único e singular objetivo, ensinar o conteúdo pré-histórico do sistema de vestibulares ou vexatório das nossas instituições de ensino. Realmente ninguém quer ser a não ser os que sonham e os que verdadeiramente amam, essa opção de ser professor. Pois QUEM QUER SER PROFESSOR? ... Eu direto trato com casos de pais, mães, pedreiros, arquitetos, advogados, autônomos, jornalistas, pilotos de formula 1, cartomante, borracheiros, etc..., que no fundo no fundo, láaaaaa, no fundinho do coração, quer ser professor (a), não na sala ! mais sim nas opiniões desastrosas e na educação nota zero, a começar de seus próprios filhos. Me lembro do saudoso Padre Leo, que nas suas tocantes mensagens ele citou uma frase que diz: "os defeitos dos filhos, são filhos dos defeitos dos pais" ou seja, eu sou professor de pais e não dos filhos, agora resta saber se a vida, está ensinando os filhos nas horas em que eu e meus colegas ensinam os pais e mães desse Brasil.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

( Paulo Freire )

Por: Cristiano Castilho.

Alexânia 27 de Março de 2010

"ISABELLA VOCÊ NOS LEVOU A CRER"

JUSTIÇA!!! O POVO ACREDITA EM TI...
Justiça fora feita e o caso Isabella Nardoni terminou como milhões de pessoas esperavam a condenação do casal seguida de uns significativos anos de prisão é sem sombras de duvidas um prato cheio para a imagem da justiça pois podemos acrescentar que a mesma estava precisando, pois os gritos que antes eram voltados para ela, gritos de injuria e difamação, agora se voltam para os réus que foram condenados por homicídio triplamente qualificado, por usarem meio cruel, dificultarem a defesa da vítima e tentarem esconder o crime anterando o local. O que marca nisso tudo é com certeza a repercussão que o caso tomou, a própria impressa acredita que o próprio, foi um dos maiores caso da história atual da justiça brasileira, pois bem, a justiça está de parabéns e como cidadão não apenas elogio mais quero usar este momento para chamar atenção da justiça e dizê-la que, por dia milhares de “Isabellas” estão sendo violentadas psicologicamente e fisicamente, não esquecendo que as “Isabellas” maiores, sofrem agressões físicas de seus cônjuges/companheiros a todo o momento, pois é uma questão de minutos e não de tempos em tempos, vamos ressaltar que existem tantos casos de corrupção esquecidos, ignorado, e até visto como deslize patológico de seus autores que recebem o pseudo nome de colarinho branco que na verdade de branco pureza eles não tem nada. Por fim, vale lembrar que somos o país mais “desumano”, no sentido de suas taxas abusivas de impostos, e de sua intolerância racial, pois mais preconceituosos que muitos de nós, vai nascer alguém para dizer. Justiça foi feita e com muitos louvores, deixemos para os entendidos do assunto, as criticas e falhas processuais, mais deixemos ao povo brasileiro um brilho de esperança que se chama “Isabella”.
Por: Cristiano Castilho.
Alexânia 27 de março de 2010.