English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Halo Solar. O fenômeno que parou o centro-oeste.


Caro leitor;

Hoje 30/09 (sexta-feira) na cidade de Alexânia - Goiás, cidadezinha com mais de 23 mil hab (censo 2010/11), fomos surpreendidos com uma belíssimo fenômeno, chamado pelos astrônomos de HALO SOLAR e que segundo a enciclopedia WikipédiA* "Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas), na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris". 
Independente do que seja, o fenômeno foi visto principalmente na região Centro-Oeste do país e causou espanto e curiosidade, uma vez que o mesmo não havia sido divulgado pelo mídia de canal aberto e muito menos esperado devido comentários de alguma rede social. A verdade é que o fenômeno causa espanto, quando analisamos as fotos tiradas de alguns alunos do Colégio Pedacinho do Céu & Souza Aguiar, da cidade de Alexânia-GO.

Vejam as fotos:




Vídeo:



As imagens são verdadeiras, as únicas alterações que elas sofreram, foi quando coloquei o nome do blog, pois não autorizo o uso das mesmas, sem antes entrar em contato comigo, isso também vale para o vídeo.

* HALO (FENÓMENO ÓPTICO). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2011.
Profº. Cristiano Castilho