English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Professores! Vocês merecem o décimo-quarto sálario?

Leitores!

             Como todos vocês sabem, meu blog é um espaço democrático, imparcial e reflexivo, diante dessa proposta eu venho solicitar o julgamento de vocês com relação a o projeto de lei que cria o décimo-quarto salário dos profissionais da educação da rede pública e dá outras providências. Ele é de autoria do Senador. Cristovam Buarque - Nº. 319 de 2008 e até o presente momento não teve um parecer decisivo, porém existe uma enquete no site do senado, onde se pergunta: Você é a favor ou contra o pagamento de décimo quarto salário para os professores da rede pública (PLS 319/08)?
O texto do projeto e seus artigos dizem:

Art. 1º Os profissionais da educação de base, lotados e em exercício nas escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, que tiverem elevado no ano escolar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de sua escola em pelo menos cinquenta por cento, receberão, no mês de dezembro, o décimo-quarto salário.
 
Na visão do Senador. Cristovam Buarque:


"Não podemos cobrar qualidade tanto dos alunos quanto dos professores da educação básica sem investirmos em todos os profissionais nela envolvidos. Enquanto o professor não for tratado como peça principal na educação o Brasil continuará amargando resultados pífios e vergonhosos como a última avaliação do IDEB quando apenas 243 cidades obtiveram médias iguais ou superiores a 5,0, numa escala de zero a dez. Este projeto é uma pequena contribuição para inserirmos os profissionais da educação como a peça principal para o sucesso da educação básica. Somente com a satisfação financeira dos educadores, além do aperfeiçoamento profissional, o Brasil poderá dar o salto de qualidade que precisa para ingressar no seleto grupo de países que priorizam a educação e são aclamados como desenvolvidos".

            Eu penso da seguinte maneira, mesmo sendo professor, eu prefiro não induzi-los a qualquer decisão, todavia solicito que vocês, leiam mais sobre a proposta ou pelo menos, sejam éticos e reflexivos na vossa opinião, pois o momento em que o Brasil passa com relação aos profissionais da educação é com certeza, importante e o futuro da sua família depende muito da cada setor da sociedade e entre eles, está a educação e seus profissionais, que precisam buscar se lapidarem todos os dias e também de serem vistos como verdadeiras joiás dessa sociedade.
 Por: Cristiano Castilho