English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TV-BRASILEIRA. Até onde ela pode ir?

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

(Televisão -Titãs)
Composição: Marcelo Fromes / Tony Belotto / Arnaldo Antunes

            Vou iniciar uma pequena e singela reflexão sobre um dos mais fortes e poderosos meios de comunicação de todos os tempos, que é a TV, não vejo motivos para ficar calado diante de tantas atrocidades que em minha opinião as quatro principais redes de televisão brasileira têm cometido. Não concordo e muito menos apoio a forma pela qual, os ‘donos’ do poder, tem manipulado a programação. e lançado-a de forma desastrosa na vida de crianças, adolescentes e jovens. A busca por patrocinadores milionários e o topo do ibope hoje é sinal de baixaria e muita pornografia, e tudo isso sem nenhum pudor, e fora que muitos dizem que tais redes televisivas estão a favor da 'família' e ai eu pergunto: “big brother Brasil” é programa familiar? Você chamaria seu filho e filha, pra assisti-lo?, imagine se eles não estivessem a favor da família?
Fonte: cultureba.com.br
 * A imagem acima, retrata o derradeiro beijo lésbico da história do “Big Brother Brasil”. As autoras de tal proeza foram Michelly e Diana que deram um entusiástico beijo durante o Festejo Country.

            O fato é que muitas famílias que choram e ainda chorarão as consequência do uso desgovernado de álcool, creio eu que não deve ficar assistindo programas que demonstram tal uso, e muito menos as baixarias que vem como cosequência, como é o caso da Michelly que chegou a ser atendida por médica após desmaiar em uma das festas promovida pelo programa. Pode até ser o caso de alguém que esteja lendo este texto, responda, "os participantes, tem liberdades contratuais e que todos são de maiores!" até ai, eu concordo!, mais diga isso há milhares de famílias que perderam seus filhos e filhas como consequência do uso inconsequênte de bebidas, drogas e muitas festas. Eu não vejo que esse tipo de programação é benéfica para com nossa sociedade, que já enfrenta tantas tragédias causadas pelo uso improprio e também pela falta de empenho das autoridades competentes.

Mais não quero apenas falar da Rede Globo de televisão, quero ressaltar a falta de 'pudor' que o programa "Pânico" da Rede Tv, tem mostrado todos os domingos as famílias brasileiras, eu já assistir e confesso que se não fosse os excessos que seus 'protagonistas' cometem, ele poderia ser um programa de grande valor social, mais eu pergunto: Pra que, tanta nudez, xingamentos e sensualidade apelativa?, será que um programa só é feito disso?, será que o humorístico "Pânico na TV!" necessita de apelar para conseguir um ibope?


A Rede Record de Televisão é outra que necessita de mudar ou pelo menos rever seus conceitos, uma vez que a mesma, pertença ao um líder 'religioso', ou será que a famosa frase: "amigos!, amigos!, negócios a parte", se encaixa em sua filosofia? será que Deus neste caso fica a parte?, pois programas como "A FAZENDA" e "LEGENDÁRIOS", tem apelado por um ibope e se tornam, tão degradantes como os citados anteriormente, eu e muita gente, acredita que todas são farinha do mesmo saco!
Fonte: http://guiadicas.net/flagras-a-fazenda-ii/


O SBT (sistema Brasileiro de Televisão), com certeza não é o mesmo, hoje no meu ponto de vista, com uma programação fraca e sem muita imaginação, na verdade assim como as outras, o SBT vive de imitação e experiências, como é o caso do programa "SE ELA DANÇA, EU DANÇO". Será que esse programa que é uma versão brasileira do "So you think you can dance", veio pra ser mais um, ou fazer a diferença? pois mesmo possuindo um júri, composto por Jarbas Homem de Melo, astro do musical “Zorro”, Lola Melnisk, bailarina russa e João Wlamir, coreógrafo e professor de dança, ainda não demostraram muita graça, uma vez que o empenho dos judaros, só tem a assustar e denegrir o que pode ser um belo espectáculo de críticas e muita falta de bom senso, como no caso do jurado João Wlamir, um ator, bailarino, diretor e coreógrafo. De um curriculum tão chamativo e com uma história de profissionalismo e dedicação, não parece ser tão humano quanto suas conquistas, isso porque ao críticar de forma tão severa e ignorante os participantes do programa, ele acaba por distanciar o tão sonhado ibope que os grupo Sílvio Santos deseja, isso pelo simples fato de na última vez que eu assisti ao programa,  juntamente com a minha esposa, nós ficamos assustados e indignados, pois ele na sua “poderosa” função, demonstrou ser um tremendo “amador” com relação ao publico e preferiu ser o dono do pedaço, eu não assistirei mais este programa, pois eu acredito no ser humano como um ser que busca o que é melhor e também o que é essencial, não vejo que chamar o trabalho de um e outro de “amador” e desinteressante, seja o caminho certo, e dizer que a que fulano e sicrano tem que emagrecer, pois a gordura é algo negativo para o desempenho na dança, ai eu pergunto, na minha “santa ignorância”, que dia ser gordo, foi motivo para não ser alguém de talento? E isso vale pra dança?, fica ai minha pergunta.
O programa do "RATINHO" é outro que tem assustado muita gente, pelo menos os que me cercam tem comentado sobre as assustadoras mudanças que vive o programa e também de certa forma o apresentado, pois mulheres com blusa transparente e muita "deusas" do publico masculino, ai já não se diferencia dos outros, está se tornando mais um, na fila dos milhares que querem a mesmo coisa, ou seja, IBOPE. Eu assistir o programa do Ratinho no passado e percebo, mesmo não conhecendo o apresentador Carlos Roberto Massa seja uma pessoa de grande valor, isso pelo fato de não vermos durante estes anos, o mesmo se envolver em escândalos, porém sua forma de abordar temas importantes e polêmicos não é o mesmo e a busca por mostrar beleza feminina é o forte do programa, não que isso seja errado, todavia o quando tudo na vida não tem limites, as coisas começam a perder o sentido real, e aqui vale uma reflexão que o homem mais sábio da bíblia diz:



Eclesiastes. 7: 15 a 20 - “Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso. A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque".

Pois bem, aqui eu concluo o meu ponto de vista, seu que existem as exceções e que tais redes televisivas, possuem programas de ótima qualidade e que tais redes, também fazem trabalhos educativos, programas sociais e de certa forma, são mecanismos importantíssimos para nossa sociedade, mais vale lembrar o que eu disse anteriormente, o excesso das coisas é que estraga. Como professor, eu observo que 90% dos meus alunos, reproduzem 80% do que eles aprendem nos programas de televisão, e o restante fica a cargo de outros mecanismos, entre eles, familiar, escolar, virtual, político e social. Não quero e jamis terei o objetivo de ser o dono da verdade, pois a única verdade é Jesus Cristo e Ele é Senhor, apenas devemos pensar e refletir, sobre que sociedade queremos?, e qual é o nosso papel como ser social?, escrevo de forma simples, e reconheço que até minha correção ortográfica deixa a desejar, mais mesmo assim, não vou me calar diante dos poderosos e saiba que estou aqui para dizer a verdade, pois "conhecereis a verdade e ela nos libertará"


Por: Cristiano Castilho.