English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CULTURA. Dom ou Necessidade?



Blogueiro!
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las" (Voltaire * 1694 + 1778).


          Cultura, educação, bons modos, são atitude,  ou melhor dizendo, sãos ações nobres e que pertence a pessoas nobres, já o fato de ser nobre ou se fazer nobre,  leva tempo e "dinheiro", assim é o reflexo do custo de ser educado, porém não só leva tempo e "dinheiro" levar experiência e muita paciência. hoje eu convivo entre os nobres e os bárbaros, "creio que você também", correto? voltando ao assunto, ou melhor a definição de bárbaro, eu diria que é resposta simples e curta, SÃO pessoinhas que ao terminar de ler este texto de cara já tiram conclusões precipitadas e achariam que eu escrevi especialmente pra elas, o que me leva a responder que: SIM!, porém antes de continuar, saiba que pessoas que tem um nível curto de cultura e educação não terminaria e muito menos começaria a ler este texto talvez podemos deduzir que nem entrariam no meu blog, mais já que você é um leitor fiel e comprometido, então essa vai pra você. Pessoas com um nível considerável de educação, não costuman estacionar seu automóvel em vaga de deficiente físico, também pessoas assim, não jogam lixo na rua ou em qualquer outro local, pelo simples fato de não haver ali uma lixeira, outro detalhe que marca esse tipo de pessoa é que esse tipo, costuma ser educado quando entra e quando sai de qualquer ambiente e pra terminar, pessoas nobres e que desenvolver tal "dom" são pessoas de um senso aguçado para ajudar e se doar para ajuda, são leitores, pensadores e visionários, são poetas da realidade e sonham com um mundo digno e justo, são revolucionários e mártires de causas humaniárias, enfim, ser nobre é desenvolver o dom que Deus na sua infinita graça e sabedoria, deu a todos os homens, e mulheres mais somentes os nobres escolheram desenvolve-lo e compartilha-lo com os outros mortais. Eu não sei, mais as vezes me canso de ser nobre, parece que o tsuname de bárbaros e suas barbaridades são maiores, porém deixar de fazer nosso papel é um ato de bárbaros e cumprí-lo até a fim da jornada é sinal que você como nobre, merecerá das mãos do próprio Deus a coroa da vida.
"Nobre ou Bárbaro, eis a questão"


Por: Cristiano Castilho.

Alexânia _ 29/10/2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TIRIRICA. Se o Lula corrigir e a Dilma der a nota? Conta outra!


Olá!

Essa é boa!!!


                Segundo o que ronda na Internet o comediante Tiritica (nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva) que "só fará o Teste para provar se é alfabetizado, se o presidente Lula corrigir e a candidata a presidência Dilma der a nota"

  
O que você acha disso?


Por: Cristiano Castilho
Alexânia _ 26/10/2010  

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Verdade, bondade e Necessidade. Todos nós precisamos!


Blogueiros!


                       Você já deve ter ouvido a parábola sobre as três peneiras, caso não tenha lido ou ouvido essa reflexão, aconselho-o (a) a ler com muito cuidado e também com muita vontade de ser como o sábio e prudente filosofo da Grécia antiga, seu nome é Sócrates. Segue a meditação, leia e comente-a pois será de grande proveito.


As Três Peneiras de Sócrates:

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da NECESSIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.


Fonte: http://horaderelaxar.com.br


Alexânia _ 22/10/2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A globalização invadiu a roça do bicho homem!



Caros blogueiros.


           Você deve com certeza já ter ouvido a famosa e reflexiva música: Luar do sertão de autoria de (Catulo da Paixão cearense e João Pernambuco), lançada em 1914 pelo cantor eduardo das neves acompanhado de coro, em gravação da odeon, é considerada um dos maiores clássicos da mpb, consagrada popularmente como um segundo hino nacional. foi regravada dezenas de vezes. A música é um poema da alma, pois expressa o olhar aguçado do homem do sertão sobre a calmaria e da beleza estonteante do luar. Pois bem, essa pode ser considerado uma manifestação rara ainda em nosso dias, pois mesmo não morando no sertão eu ainda tenho a oportunidade de apreciar a beleza de um céu estrelado e de um luar avassalador, só que quanto a calmaria das noites, isso já não é tão palpável como antigamente, tanto é que hoje a população está na marca dos 190 milhões de habitantes e enquanto naquela época só era apenas 31 milhões a diferença é muito distante e a dinâmica social não é a mesma, automóveis em constante velocidade, jovens em seus carros barulhentos e vizinhos preocupados com si e sua algazarra particular, enfim está é a realidade do interior e não mais somente da cidade grande, eu moro na cidade de Alexânia - Goiás, uma cidade que tem em torno de 30 mil habitantes, e sua localização é o que o IBGE já comprovou e afirmou, que seremos o futuro segundo maior centro populacional do Brasil, então se hoje o meu luar não é mais sossegado, imagina nos próximos 15 anos? O que mais me intriga é que nesta ultima noite, eu fui acordado as 01hs30min por um cavalo! você pode imaginar? um cavalo, é isso mesmo! o animal, desgarrado de seu pasto e sedento por uma capina suculenta e chamativa, porém o que este infeliz e maltratado animal encontrou para se alimentar, foi o meu lixo e juntamente com ele estava o seu companheiro cachorro, a cena foi meio confusa, irritante e cômica, pois antes de sair dos "braços" do meu aconchegante edredom eu imaginava tantas coisa e até gente pulando o muro eu pensei, pois o andado do cavalo era tão forte que até parecia uma precipitação de queda ou coisa do tipo, isso sem falar da sinfonia dos ladrados que tocava infinitivamente por longos e longos períodos, enquanto os estranho hospede se alimentava e era saudado pelos cachorros que vigiam a noite das cidade. Essa narrativa é um desabafo do quanto nosso precioso sono e descanso tem-se escapado e caído no ralo da globalização dos bichos que já chegou no interior. O sonho já não se completa e a noite não é a mesma, pois o medo de pessoas má e dos barulhos das tecnologias irritante tem contribuído para isso, e agora para completar, os animais parece que querem se vingar dos erros que cometemos com o uso errôneo da natureza e a destruição do seu lar. Agora fica ai um trecho do poema que já não é uma realidade e uma lembrança dos tempos bons que não voltam mais.



Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...
Não há, ó gente, oh não
Luar como este do sertão...





* Letra e Música: LUAR DO SERTÃO (Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco)


Por: Cristiano Castilho

Alexânia _ 21/10/2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jabor. Gostem ou não, o texto é imperdível!



   
Essa é pra pensar...

Por: Arnaldo Jabor
 

1) Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.

Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;

Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;

Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando ‘pitaco’ na forma como tratamos nossa criminalidade...

Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.

2) Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.

Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai. Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

3) Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.Brasileiro é vagabundo por excelência.

O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.

O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.

Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal  maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra  coisa que não de vagabundo.

4) Brasileiro é um povo honesto. Mentira. Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.

Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.

O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.

5) 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira. – Já foi.

Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram. Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.

Hoje a realidade é diferente. Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como "aviãozinho" do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas. Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

5) O Brasil é um pais democrático. Mentira.

Num país democrático a vontade da maioria é Lei.  A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.

Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.

Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs),  seguido de   duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).

Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso?  Pense !

6) E o famoso jeitinho brasileiro?

Na minha opinião um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um "gato" puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.

No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
 Afinal somos penta campeões do mundo né? Grande coisa...

7) O Brasil é o país do futuro. Caramba, meu avô dizia isso em 1950.

Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram... Brasil, o país do futuro!?  Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

8) Deus é brasileiro. Puxa, essa é bem conhecida...

Me faz lembrar aquele papo de boteco: Deus estava criando o mundo e quando estava fazendo maravilhas no Brasil, com florestas exuberantes, belos rios e lagos, sem vulcões nem terremotos ou tsunamis, fauna e flora das mais diversificadas, riquezas minerais em abundância e uma natureza privilegiada com encantos mil, de repente um anjo se aproxima do Criador e diz:
-Senhor, não é um exagero! Puseste tantas maravilhas neste País, enquanto que nos outros, quase não valorizaste? E Deus sabiamente respondeu:
- Ah, mas tu não sabes o povinho que vou colocar aí!!!

O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira, com Lula e toda a companheirada do PT usando e abusando de nossa paciência, ou seria, de nossa inércia? 

É como diz o refrão estamos “deitado eternamente em berço esplêndido...” Embalados pela cantiga de ninar do Governo: BRASIL: UM PAÍS DE TODOS.

Para finalizar tiro minha conclusão:

O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual a mulher de malandro, gosta de apanhar.

Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigos continuem fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente. Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão. Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma  o
Mais importante:  A maior reserva de água doce do mundo!

Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?

Fonte do texto: < http://www.profpito.com/essaprapensar.html >

Fonte da imagem: < http://deniselopesmulhercomatitude.blogspot.com/2010/09/por-mais-que-olhemos-nossa-volta-e-nos.html >
 
 

sábado, 16 de outubro de 2010

Pr. Paschoal Piragine.



Blogueiros.


               A cada dia que passa esse dois candidatos a presidência da república nos surpreende e nos deixa totalmente perplexos. O vídeo que se segue é do Pr. Paschoal Piragine Jr e é completamente assustador, solicito que vocês assistam e divulguem pois o nosso Brasil está um uma "sinuca de bico", pois os dois candidatos são de posições extremamente diferentes e ambos cometem e já cometeram grandes atrocidades políticas.

Assistam ao vídeo:


"MAIS PROVAS QUE TEM UM PARTIDO QUERENDO DOMINAR O PAÍS COM MENTIRAS E FALSIDADES. ASSISTAM Ao VÍDEO, TIREM SUAS CONCLUSÕES E DIVULGUEM! OU A DILMA ESTÁ PRECISANDO DE UM TRATAMENTO DE MEMÓRIA OU É A MULHER MAIS MENTIROSA QUE EXISTE!"

Fonte do Vídeo: Paschoal Piragine Jr (http://www.youtube.com/watch?v=R-pZXnF6aDU)

Alexânia _ 16/10/2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O dia a dia do PROFESSOR.



Leitores.

              15 de Outubro é uma data que não trás tantas motivações aos professores desse país, e como professor eu não só digo isso como também confesso que tal DATA deveria ser considerado um dia de luto e luta pela sociedade e pelos professores. 

Luto porque morreu na identidade social o valor pela classe desses trabalhadores tão desconsiderados por si mesmo e pela própria sociedade e luta porque  necessitamos de reviver tempos em que nossa voz era audível e que nossas paradas representavam um som de mudanças e respeito. O nosso dia é um momento de reflexão e não de tapinhas nas costas, porém ressalto aqui meus parabéns aos que pelo menos se lembraram de fazer isso com o seu mestre, por que muitos nem sabe o dia do professor. O nosso dia é um dia de repensarmos o quanto somos desunidos e o quanto nós mesmo falamos mal de nossa profissão, você já viu um engenheiro, médico, dentista, advogado ou político, dizendo por ai que vive mau, que é maltratado e que na primeira chance que tiver, vai buscar algo melhor? Viu? Eu já vi! Eu mesmo já disse isso, e reconheço, mais sei que preciso mudar minha visão sobre aquilo que eu escolhi e que gosto de fazer, pois ser professor é muito além de uma profissão é um presente de Deus, assim como os médicos creio eu também ser os professores, as únicas diferenças são os instrumentos de trabalho, o local e a remuneração, mais o resto é a mesma coisa, pois trabalhamos com vidas e se perdermos uma vida ou estragarmos ela dentro da sala de aula é a mesma coisa que perde-la em uma mesa cirúrgica ou errar em algum diagnostico e as seqüelas serão drásticas. 

15 de outubro é um dia para pais e políticos reverem seus conceitos sobre educação e tapeação, pois as duas coisas estão andando juntas dentro das instituições de ensino desse país. Educação é a única coisa que qualquer ser humano carrega dentro de si, mesmo diante da guerra e da paz, a educação é viva em cada um de nós e ensinar é como pintar as mais belas e significantes obras de artes que o mundo já conheceu já a tapeação é o que a educação e seus princípios estão virando hoje, pois tanto governo quanto sociedade não tem uma solução para os problemas que assolam as escolas desse país, e para resolvê-los tem "gente" que prefere passar o problema pra frente a encará-lo e resolve-lo da melhor maneira. O dia 15 de outubro é um dia dos verdadeiros professores e não dos amigos da escola e muito menos dos milhares e milhares de "professores" que gostam de dar opinião e dizer o que “ta certo ou errado”, na verdade o dia 15 de outubro é de quem sabe o que faz e nasceu para fazer, e quanto aos que pensa que sabe o que faz, vai ai minha dica, a primeira escola da vida é nossa casa e que cada um cuide da sua casa antes de cuidar da casa de todos que é a escola.

Educar é ter noção e direção do que se está fazendo e do que se quer alcançar. Educar não é construir escolas é construir dentro de cada um de nós o poder de ser a diferença e de faze dela o nosso amanhã.

Por: Cristiano Castilho.


Alexânia _ 15 de OUTUBRO de 2010