English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O dia a dia do PROFESSOR.



Leitores.

              15 de Outubro é uma data que não trás tantas motivações aos professores desse país, e como professor eu não só digo isso como também confesso que tal DATA deveria ser considerado um dia de luto e luta pela sociedade e pelos professores. 

Luto porque morreu na identidade social o valor pela classe desses trabalhadores tão desconsiderados por si mesmo e pela própria sociedade e luta porque  necessitamos de reviver tempos em que nossa voz era audível e que nossas paradas representavam um som de mudanças e respeito. O nosso dia é um momento de reflexão e não de tapinhas nas costas, porém ressalto aqui meus parabéns aos que pelo menos se lembraram de fazer isso com o seu mestre, por que muitos nem sabe o dia do professor. O nosso dia é um dia de repensarmos o quanto somos desunidos e o quanto nós mesmo falamos mal de nossa profissão, você já viu um engenheiro, médico, dentista, advogado ou político, dizendo por ai que vive mau, que é maltratado e que na primeira chance que tiver, vai buscar algo melhor? Viu? Eu já vi! Eu mesmo já disse isso, e reconheço, mais sei que preciso mudar minha visão sobre aquilo que eu escolhi e que gosto de fazer, pois ser professor é muito além de uma profissão é um presente de Deus, assim como os médicos creio eu também ser os professores, as únicas diferenças são os instrumentos de trabalho, o local e a remuneração, mais o resto é a mesma coisa, pois trabalhamos com vidas e se perdermos uma vida ou estragarmos ela dentro da sala de aula é a mesma coisa que perde-la em uma mesa cirúrgica ou errar em algum diagnostico e as seqüelas serão drásticas. 

15 de outubro é um dia para pais e políticos reverem seus conceitos sobre educação e tapeação, pois as duas coisas estão andando juntas dentro das instituições de ensino desse país. Educação é a única coisa que qualquer ser humano carrega dentro de si, mesmo diante da guerra e da paz, a educação é viva em cada um de nós e ensinar é como pintar as mais belas e significantes obras de artes que o mundo já conheceu já a tapeação é o que a educação e seus princípios estão virando hoje, pois tanto governo quanto sociedade não tem uma solução para os problemas que assolam as escolas desse país, e para resolvê-los tem "gente" que prefere passar o problema pra frente a encará-lo e resolve-lo da melhor maneira. O dia 15 de outubro é um dia dos verdadeiros professores e não dos amigos da escola e muito menos dos milhares e milhares de "professores" que gostam de dar opinião e dizer o que “ta certo ou errado”, na verdade o dia 15 de outubro é de quem sabe o que faz e nasceu para fazer, e quanto aos que pensa que sabe o que faz, vai ai minha dica, a primeira escola da vida é nossa casa e que cada um cuide da sua casa antes de cuidar da casa de todos que é a escola.

Educar é ter noção e direção do que se está fazendo e do que se quer alcançar. Educar não é construir escolas é construir dentro de cada um de nós o poder de ser a diferença e de faze dela o nosso amanhã.

Por: Cristiano Castilho.


Alexânia _ 15 de OUTUBRO de 2010