English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Proclamação da República. Afinal, O que é república?



REPÚBLICA. Quem precisa dela para viver?

Profº. Cristiano Castilho


A disciplina de História foi implantada no ano de 1837, mesmo período em que foi fundado o IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro). Ambas as ferramentas, tencionadas para eternizar personagens e fatos Históricos da história do Brasil. Os anos se passam e os mecanismos que norteiam o processo educacional do ensino no Brasil, acabam travando-se diante de necessidade que deveriam ser aproveitadas e pelo fator de não serem, o ensino de História, continua sendo, mal interpretado, visto como uma matéria “decoreba”, e muitas vezes sem credibilidade, diante desse quadro, pode-se observar como as datas comemorativas são vistas pela população, poder publico e pelos alunos, como exemplo podemos citar a Proclamação da República que ocorreu em 1889 a exatos 15 de novembro, pois bem, primeiramente o fato se passa em uma sociedade pouco participativa e interessada nos assuntos nacionais, tanto é que o professor e historiador José Murilo de Carvalho, escreveu um livro com o tema: Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. Lançado em 1987 pela Companhia das Letras a obra ressalta o fato de que a população não estava por dentro de todo o processo em que a República foi proclamada e que o povo assistiu todos os acontecimentos “bestializados”, ou seja, não havia um amadurecimento e muito menos uma preparação tanto por parte dos políticos quanto por parte da população. O que nos leva a refletir sobre a necessidade de destacar  com por meio de reflexão, questionamentos e uma boa leitura, sobre o que realmente foi a Proclamação da República[1], e em que ela consiste? Outra necessidade é uma reflexão sobre o que é realmente um governo republicano e qual o seu objetivo[2]?
Devemos em pleno século 21 e aproveitando o advento das novas tecnologias, chamarem a atenção para uma necessidade primordial que é a conscientização do fato Histórico, como parte viva e simbólica da identidade de uma nação. Festejos, momento cívico e feriados, já estão anotados no imaginário nacional, porém seu real valor e reflexão é que necessita de uma reformulação e digo isso a começar da disciplina de História, uma vez que ela teve o seu papel, fomentado e guiado pelos poderes do Estado e que diante de tamanhas mudanças, necessita de uma inovação e de uma real apresentação.
O dia 15 de Novembro não é apenas uma data é antes de tudo uma conquista, seus valores são de grande importância para toda a nação e principalmente para o futuro dela que são as crianças, adolescentes e jovens.




[1] A ascendência deste sistema político está na Roma Antiga, de onde passaram  a existir instituições como o Senado.
[2] A República (do latim Res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica> acessado em 08/11/2010.