English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que Goiás tem de melhor, o ACRE não gosta.


Acreanos dizem 'não' ao atual fuso horário


Publicada em 02/11/2010 às 00h09m
O Globo




BRASÍLIA - O fuso horário do Acre - que hoje é de uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília - deverá ser alterado e voltar a ter duas horas de diferença. Em referendo feito no domingo, junto com o segundo turno, 56,8% dos eleitores responderam "não" à pergunta "Você é a favor da recente alteração de horário legal promovida no seu estado?". 

Mas, para que o Acre volte ao horário que vigorou de 1913 a 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá de enviar o resultado do referendo ao Congresso, para que um novo projeto de lei contemplando a decisão da maioria dos acreanos seja aprovado. Depois disso, o fuso adotado no estado no extremo oeste no Brasil terá, durante o horário de verão, três horas a menos em relação à hora de Brasília. Com isso, dificilmente outra eleição baterá o recorde atingido na divulgação do resultado neste segundo turno, quando às 20h04m o TSE anunciou a vitória de Dilma Rousseff. 

O fuso do estado foi alterado em junho de 2008, após a aprovação do projeto de lei de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), recém-eleito governador do estado. No ano passado, o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC) apresentou um projeto de referendo para consultar a população sobre a mudança. Segundo ele, a alteração causou prejuízos ao estado. Marina Silva (PV), aliada de Viana no estado, declarou ter votado pela volta do horário antigo. 


                * Agora eu faço uma pergunta, o que o povo goiano tem a dizer sobre isso? uma vez que lá fora, o pessoal agita e busca mudança, e os goianos? cadê nossa força? nosso grito? nossa atitude?, eu vejo reclamação e até mesmo sou um dos que mais reclama com relação a este horário, mais nem eu e muito menos alguns que se dizem contra, tem o coragem de dizer alguma coisa.




Fonte: < http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/11/02/acreanos-dizem-nao-ao-atual-fuso-horario-922927588.asp > acessado em 03 de Novembro de 2010.