English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A ORIGEM. Criacionismo ou Evolucionismo, Quem tem razão?


ATIVIDADES

Profº. Cristiano Castilho 
Turma: 8º ano.

Horário: das 16hs30min de sexta-feira até ás 17hs00min de domingo.

  ___________________________________________________________________________

A ORIGEM. Criacionismo ou Evolucionismo, Quem tem razão?


Dois novos fosseis descritos esta semana na revista científica Nature estão a pôr em causa algumas das ideias paradigmáticas da pré-história humana, em particular o nascimento do género Homo. A descoberta foi feita no âmbito do projeto Koobi Fora Research Project, liderado por Meave e Louise Leakey, do National Museums of Kenya (NMK).

A evolução humana nos últimos 2 Milhões de anos tem sido descrita como uma sucessão mais ou menos linear de três espécies:
  • Homo habilis
  • Homo erectus
  • Homo sapiens
Entre estes, o Homo erectus é reconhecido como sendo o primeiro ancestral humano, semelhante ao homem comum em muitos aspectos, mas possuindo um cérebro menor.

Os novos fósseis, no entanto fizeram soar uma campainha de alarme. Há novos dados que contradizem este modelo!



Um dos fósseis, um fragmento de um Homo habilis, data 1,44 milhões de anos, o que o torna o mais recente fóssil conhecido daquela espécie. Este sobrevivente mostra que de fato o Homo habilis e o Homo erectus viveram lado a do na Zona Leste Africana durante cerca de meio milhão de anos.

Este fato torna pouco provável que o Homo erectus tenha evoluiu a partir do Homo habilis.

Por outro lado, o segundo fóssil encontrado era de um Homo erectus com 1,55 milhões de anos, e parece ser bastante diferente dos descritos anteriormente. É o menor Homo erectus alguma vez encontrado e apresenta algumas características que põem em causa a ideia paradigmática que o Homo erectus é o ancestral comum da espécie humana.

É fascinante pensar que a evolução da espécie humana foi muito mais complicada do que foi inicialmente considerado e que várias espécies Homo podem ter coexistido durante muito. Restando a pergunta: porque só cá estamos nós?

       Adão e eva                               Charles Darwin                  
QUESTÃO:
Ao ler o artigo acima, podemos observar o quanto as contradições e também as semelhanças se cruzam e criam um debate único e extenso sobre a origem do homem. Não podemos fugir da necessidade de refletirmos mais e mais com relação a nossa origem e é diante disso que proponho, uma reflexão sobre a nossa especial e em especial nossa Gênesis. Exponham suas opiniões e saibam que aqui é o local correto de dizer o que pensamos com relação a nossa criação, divirtam-se e comentem.
Fonte Imagem: australianmuseum.net.au

25 comentários:

  1. Aluno:Jeferson

    olha professor achei bem interesante a teoria de que o homen erectus não tenha evoluido do homen habilis mas mesmo asim a vestigios de que posso ter ocorido isso mesmo,isso confundi bastante a nossa cabebeça , os homo habilis foi um dos primeiros a usar a pedra lascada para fazer feramentas que ajudasen na caça ,até mesmo como você disse habilis vem do latim que quer dizer "abilidoso".Com aquela imagen dos cranios deu para intender um pouco mas de como éra o cranio antigamente ah! e só queria deichar aqui minha opinião sobre sou blog: achei ele super interesante e sempre estarei vendo ele ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que e certo a evolução do macaco ao homem, pois como a imagem que mostra na materia mostra o crânio do macaco muito pareçido com o do humano, a mais de 2 milhoes anos atraz as especies foram se evoluindo:
    habilis
    erectus
    sapiens

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel lobo: eu não creio que o homen possa ter sido um ''primata'' macaco. Porque na minha opinião deus criou adão e eva para nos mostrar qual é a realidade da criação do homen ... pos atravez dessa pesquisa do professor cristiano pude afirmar minha conclusão, muito obrigado professor .

    ResponderExcluir
  5. Profº. Cristiano.

    Meus caros alunos;

    Marcos Vínicius;
    Jeferson Botelho
    Gabriel Lobo;


    Um escritor alemão do Século XVIII, de nome Goethe disse: “ler é a arte de desatar nós cegos”. Acredito que não somos os donos da verdade e sim epenas meros espectadores esperando uma boa oportunidade para opinar. Como cristão protestante, acredito na criação divina, mais vejo o dedo da evolução na natureza Humana e também, acredito que Deus na sua infinita sabedoria, com certeza disponibiliza mecanismos para que possamos nos adaptarmos e também, seguirmos nossa carreia terrena. A verdade é apenas um detalhe, na busca do que se é infinito e o bom senso é o melhor caminho.

    Parabéns!!!

    * continuem participando.

    ResponderExcluir
  6. eu acho que o macaco não evoluiu para o homem porque tem poucas coisas convincentes sobre isso. a evolução do homem si deu quando a sobrevivensia ficava mais difícil e precisava de se acostumar ao ambiente para poder sobreviver e caçar alimento. Nos dias de hoje não temos alteraçoes no corpo pois a vida está mais facil

    ResponderExcluir
  7. Aluno:João GabrielAlves Roriz
    8°Ano

    Acho interesante a ideia do homem ter vindo do macaco mais como está na biblia Deus criou Adão e Eva, então acho melhor acreditar na biblia...

    ResponderExcluir
  8. Profº. Cristiano

    Caro aluno;

    * João Gabriel;

    Uma coisa é verdade, todos nós temos o livre-arbítrio para pensar e dizer o que pensamos, só que diante disso, temos mecanismos que nos foram dado para que possamos, buscar amadurecer sempre nossa forma de pensar e agir, e este é o motivo pelo qual eu solicitei esse debate no blog e com a presença de todos (as), então saiba que a verdade só pertence a Deus e que somos fruto da liberdade para pensarmos e repensarmos tudo que axiste no nosso mundo, principalmente nossa história.

    Parabéns!!!

    * continue participando.

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Jamili Campelo Fontes (:

    Achei muito interessante ,mais nao acredito ainda
    macacos se evoluiriam ? nao para mim ,como escreveu o Joao gabriel se nao esta no livro de Deus (biblia) nao acredito , acredito mais em Eva e Adao .....

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Pedro

    Muita gente pode confiar ou acreditar apartir da sua crença e fé em sua religião
    No Criacionismo e evolucionismo
    /\Qualquer pessoa pode acreditar no oque bem entender
    Mais pessoas como Darwim Criam uma teoria que faz as pessoas mudarem seu conceito
    Mas eu acredito em Adão e Eva mas com um toque da força da natureza!!!
    Mas

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Matheus Langkammer

    Eu também acho que o homen não evoluiu dos macacos, mas como as teorias dizem não há provas reais de como o humano surgiu no planeta...

    Mas acredito em Adão e Eva com a ajuda da natureza.

    ResponderExcluir
  12. Aluana: Luana de Souza
    8°ano

    Professor eu acho que o macaco não evolui para humano mesmo tendo varias coincidências,porque o macaco de hoje em dia não evolui?
    Eu acredito em Adão e Eva.

    ResponderExcluir
  13. aluna:milena
    8 ano

    na minha opinião eu acho que os ser humano não evoluiram do macaco mas não exitem provas reais que o homem vieram do macaco mas muitas pessoas acreditam por causa das semelhanças como o homo erectus por ser tambem o primeiro ancestral humano
    mas acredito no livro de deus (biblia)
    como fala na biblia que era para adão e eva cresceis e multiplicaivos

    ResponderExcluir
  14. aluno:Vinícius 8°ano
    Caro professor eu também acho que nos não somos descendentes do macaco, mas sim que o macaco tem uma verdadeira semelhança com o homem, porque se não ,não existirias macacos no mundo eles teriam todos ele evoluidos para seres humanos.

    ResponderExcluir
  15. Aluna:Thalita nishmura Francisco
    série:8 ano

    Professor gostei muito do texto apesar de que eu ñ acredito que o homem já foi um macaco mais como vc sempre diz:ñ podemos sair por ai afirmando mais sim dizendo que poderia ter sido.
    Gostei muito dessa aula "diferente" e espero que as suas proximas aulas sejam boas e divertidas como sempre...

    ResponderExcluir
  16. Aluno:Bruno Santos de Olivweira Gomes

    Primeiro eu quero parabenizar o professor Cristiano Castilho por essa ideia de usar a nossa tecnologia hoje em dia.!!!
    Eu li o texto em cima e pude fazer grandes descobertas que eu nem imaginava que existia.
    A minha opnião e que eu acredito que nos seres humanos eramos macacos e fomos evoluindo para nos tornamos o homem[quanto homem ou mulher].
    E a provas sobre que nos eramos macacos ,veja: vc sabe pq nos temos pelos no nosso corpo?E por causa dos proprios macacos pois eles sentia frio e nessa epoca nao existiam cobertas por isso Deus fez o pêlo,e tabem como foi explicado na aula de hoje se compararmos o macaco com o corpo humano tem 98% de igualdade do homem.
    E a pergunta que nao cal"Se o homem veio do macaco,porque os macacos nao continuam se transformando?e a varias pergunta ,pensem!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião eu não acredito que os seres humanos são descendentes dos macacos,porque eu acredito em DEUS e sei que foi ele que nos fez sua imagem e semelhanças,os cientistas que querem uma explicação de onde viemos!

    ResponderExcluir
  18. Maria Júlia Firmino da Silva.4 de fevereiro de 2011 às 23:25

    Aluna: Maria Júlia 8º ano.

    Não acredito na Hipótese do Homem ter sido um Primata (Macaco),apesar das comprovações já encontradas, mas isso não me faz mudar de idéia só me faz pensar ainda mais nesta possibilidade, o meu pensamento é o seguinte, se nós fossemos realmente Primatas porque os nossos parentes Gorilas também não evoluiram conosco, isso é só adorei a Matériame fez ter melhor conhecimento e claridade nos conhecimentos, Parabéns Professor Cristiano. : )

    ResponderExcluir
  19. Maria Júlia Firmino da Silva.4 de fevereiro de 2011 às 23:28

    Professor me disculpe,

    No meio do texto me atrapalhei e fiz sem querer a junção de duas palavras na verdade eu quis dizer '' Matéria me''. Perdão

    ResponderExcluir
  20. Aluno:Matheus Ribeiro Santos Reis
    Ano:8º

    professor eu achei bem enteressante sua materia que o senhor postou!!algumas pessoas acham que o ser humano veio do macaco alguns acham que deus criou o homem e mulher cada um acha a sua opniao!! eu acho que deus feiz o homem e a mulher...

    ResponderExcluir
  21. Aluna : Rafaela Cavalcante Trifíglio

    8° ano

    Professor Cristiano ! Na minha opnião, somos descendentes de Adão e Eva, mais também acredito, que somos parentes de Homens Primatas ! Pois, na biblia, diz que existiu Adão e a Eva, mais os cientistas, encontraram ossos, e outras coisas usadas, por homens primatas... Então acho que minha opnião fica meia que dividida entre essas duas opções.

    ResponderExcluir
  22. Profº. Cristiano

    Parabéns a todos alunos e alunas do 8º ano, que participaram dessa atividade.

    * Atividade encerrada.

    Continuação dela em classe.

    ResponderExcluir
  23. Aluna: Isabella Aparecida de Oliveira
    8 ano

    Professor eu acho que o homem se evoluiu pois o senhor mesmo nos apresontou muitas fotos da evoluçao , Professor eis a pergunta ciencia ou religiao ? a pergunta que a resposta quem faz é voce.

    ResponderExcluir
  24. quem crê em Deus o todo poderoso, criador de toda existência, não crê na evolução, e mai fácil ter fé em Jeová do que acreditar que tudo veio a partir do nada, não se pode crer que Deus e na evolução, ou acredita em um ou em outro. se não crer na evolução não acredita na Bíblia por outro lado se não acredita na palavra de Deus então não crê em Deus. simples assim. leia a Bíblia e decida se, não fique em cima do muro.

    ResponderExcluir
  25. "Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...
    Lembra-se:
    Se escolher o mundo ficara sem o amor,mas se escolher o amor,com ele conquistará o mundo!!!

    ResponderExcluir

DEMOSTRE O PODER DO VERBO. OPINAR!