Novo crânio de dinossauro encontrado na Argentina - Ciência
Uma equipe de pesquisadores descobriu um novo dinossauro, seu nome é "Eodromaeus murphi", ele deve ter vivido nos primórdios da era dos répteis, cerca de 230 milhões de anos. Seus restos foram encontrados na formação de Ischigualasato, no norte da Argentina.
A equipe do paleontólogo Ricardo Martinez, da Universidade de San Juan, na Argentina, contra os ossos das duas espécies (o “Eoraptor” - também encontrado no mesmo local) e concluiu que o "Eodromaeus murphi' é o ancestral primitivo de todo o grupo dos terópodes, entre os quais o lendário Tiranossauro Rex faz parte. Até agora, este posto foi ocupado por seu contemporâneo, o Eoraptor.
Avô do Tiranossauro Rex
Em contraste, este último teria sido o ancestral da linhagem de todos os saurópodes, que são incluídas em todas as subsequentes gigantes herbívoros de pescoço longo, como o Diplodocus ou Aragosaurio, encontrou e Espanha.
Animais Bípedes
Para o que aprenderam, segundo o estudo que os pesquisadores publicados na ‘Science’, o Eodromaeus tinha um crânio semelhante ao dos terópodes, e da pélvis e do tronco, enquanto que o Eoraptor usava um nariz muito grande e dentes que se assemelham aos da sauropodomorphs.
Como ambas as partes é menos de dois metros de comprimento, e eles eram bípedes, sugerindo que os três grandes grupos de dinossauros (ornitísquios, sauropodomorphs e terópodes) recomendou um órgão semelhante no final Triássico.
Na região de Ischigualasto, datado de 230 milhões de anos, eles encontraram restos de outros animais que indicam que a diversidade dos dinossauros neste período foi muito maior do que se pensava anteriormente. Eles também foram muito mais comuns, embora sua aparência não tivesse sido talvez porque houve uma substituição em um nicho, como os grandes herbívoros.
Por: Cristiano Castilho
Fonte Imagem: El mundo. Espanha - ciência
nao e o tiranossauro rex
ResponderExcluir