ATIVIDADES
Profº. Cristiano Castilho
Turma: 9º ano.
Horário: das 14hs30min de sábado até ás 17hs00min de domingo.
__________________________________________________________________
Luiz XIV "O estado sou eu" |
ORIGEM E FORMAÇÃO DO ESTADO
Origem da Palavra: A denominação de Estado tem sua origem do latim “status” = estar firme, significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política. Aparece pela primeira vez em o príncipe, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513.
Eis o texto do capítulo:
“De quantas espécies são os principados. E quantas são as maneiras em que se adquirem”. “Todos os Estados, os domínios que existiram e existem sobre os homens, foram e são Repúblicas ou Principados. Os principados, ou são hereditários e seu senhor é príncipe pelo sangue de longa data, ou são novos. São os novos inteiramente novos, tal Milão com Francesco Sforza, ou tais membros juntados a um Estado que recebe por herança um príncipe, tal o reino de Nápoles ao Rei da Espanha. Tais domínios assim recebidos são, seja habituada a sujeição a um príncipe, seja livre, e são adquiridos com tropas alheias ou próprias, pela sorte ou pelo valor”.
A partir daí, então a palavra Estado passou a ser usada pelos italianos sempre ligados ao nome de uma cidade independente, como por exemplo, “Stato de Firenze”. Os franceses, ingleses e alemães adotaram a expressão no decorrer dos séculos XVI e XVII e, até o século XVIII, os espanhóis aplicavam a denominação Estada também para grandes propriedades rurais de domínio particular, cujos proprietários tinham poder jurisdicional.
De qualquer forma, é certo que o nome Estado, indicando uma sociedade política, só aparece no século XVI, e este é um dos argumentos para alguns autores que não admitem a existência do Estado antes do século XVI.
Várias são as teorias, na origem do Estado, que investigaram as causas de seu surgimento, todavia, três são os aspectos que devem ser considerados: O aspecto sociológico; o aspecto histórico; e o aspecto doutrinário.
Várias são as teorias, na origem do Estado, que investigaram as causas de seu surgimento, todavia, três são os aspectos que devem ser considerados: O aspecto sociológico; o aspecto histórico; e o aspecto doutrinário.
O ASPECTO SOCIOLÓGICO – É aquele que diz respeito à verificação dos elementos formadores (constitutivos ou essenciais) das primeiras sociedades políticas buscadas pelo ser humano.
O ASPECTO HISTÓRICO – É aquele que vê o Estado como um fato social em constante evolução.
ASPECTO DOUTRINÁRIO – É aquele que o analisa do ponto de vista filosófico (ou seja, filosofia pura).
___________________________________________________________________
A união de Fernando de Aragão e Isabel de Castela garantiu a formação do Estado Espanhol |
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO
São três os elementos constitutivos também chamados de formadores ou essenciais do Estado: população, território e governo.
Vejamos cada um deles:
POPULAÇÃO (sem essa substância humana não há que cogitar da formação ou existência do Estado) = Representa, na sociedade política, o elemento humano, comum a todas as sociedades (massa humana). O conceito de população não se confunde com o conceito de povo.
POPULAÇÃO - Tem conotação quantitativa, explicitando a multidão de indivíduos que compõe o Estado.
POVO - É o conjunto de indivíduos qualificados pelo vínculo da nacionalidade. A importante distinção está nos direitos políticos, cujo exercício se restringe tão somente aos nacionais.
TERRITÓRIO (base física – onde ocorre à validade da sua ordem jurídica) = É uma parte determinada do globo terrestre (base física) na qual um Estado exerce a sua soberania. É patrimônio sagrado e inalienável do povo (Pedro Calmon). É o espaço certo e delimitado onde se exerce o poder de governo sobre os indivíduos. Daí se concluir que o conceito possui conteúdo de natureza política não se reduzindo ao significado geográfico. Afirma o professor Queiroz Lima: “Território, tanto quanto população e governo são indispensáveis à configuração do Estado moderno. Compreende o território: a superfície terrestre; o supra-solo; o subsolo e o mar territorial”.
GOVERNO: (mais um elemento – delegação de soberania nacional) = É uma delegação de soberania nacional. É o conjunto das funções necessárias à manutenção da ordem jurídica e da administração pública. Segundo Esmein: “é a própria soberania posta em ação”. Para a escola alemã: “é um atributo indispensável da personalidade abstrata do Estado. Finalmente, Léon Duguit ensina: “que a palavra Governo tem dois sentidos: coletivo e singular. O primeiro (coletivo) como conjunto de órgãos que presidem a vida política do Estado. O segundo (singular) como poder executivo”.
Questão:
Leia o texto:
“Por enquanto, ainda el-rei está a preparar-se para a noite. Despiram-no os camaristas, vestiram-no com o traje da função e do estilo, passadas as roupas de mão em mão tão reverentemente como relíquias santas, e isto se passa na presença de outros criados e pagens, este que abre o gavetão, aquele que afasta a cortina, um que levanta a luz, outro que lhe modera o brilho, dois que não se movem, dois que imitam estes, mais uns tantos que não se sabe o que fazem nem porque estão. Enfim, de tanto se esforçarem todos ficou preparado el-rei, um dos fidalgos retifica a prega final, outro ajusta o cabeção bordado.” (SARAMAGO, José. Memorial do Convento.)
* Nesse texto Saramago descreve o cotidiano na corte no período de consolidação do Estado Moderno, sendo assim diante das definições do texto inicial e a ideia do escritor Saramago sobre o Estado Moderno e Absolutista, argumente sobre a classe dominante, durante toda a época moderna, que demonstra que tal classe passou por profundas transformações no período monárquico de centralização, que consequentemente transformou o Estado Absolutista em uma nova carapaça política de uma nobreza, que passou a ocupar um lugar junto ao Rei, se tornando amante dele.
Fonte:
Aluna: Amanda Pires Cardoso
ResponderExcluirAno: 9 ano
trazer diversos contextos a respeito da formação do estado.
Achei realmente interessante perceber o quanto antigamente já nos primeiros estados se tinha tanta organização é incrível ver como já se tinha noção dos elementos de formação de um estado, aliás inclusive esses elementos são os mesmos de um estado (cidade) formados hoje em dia, ou seja: População,território e governo. Se analisarmos bem podemos até perceber o rei como a figura de um governador nos tempos atuais.
Essa foi minha opinião sobre o texto.
Aluna:daiany martins da silva
ResponderExcluirAno:9ano
Eu concordo plenamante com a amanda
que foi muito interessante,até mesmo quando foi a transformação do estado absolutinta para a política da nobreza essa parte foi uma das mais enteressante e tem tudo aver com o dessa época os contrastes são quase iguais com a nossa politica.
Esse foi meu comentario!
Profº. Cristiano
ResponderExcluirOlá!
Amanda e Daiany.
Creio que estamos no caminho certo, quando pensamos e na estrutura do Estado e que a mesma é pertencente a nossa realidade. O detalhe nisso tudo é que, precisamos, primeiramente nos amadurecer quanto a realidade de nosso Estado-nação e também quanto ao poder do mesmo, uma vez que o Brasil ja fora vítima de sua propria estrutura e que tal período nos prova o quanto, devemos nos preparar para enfrentar tais mudanças. O estado é a extensão de nossa formação e a conciência do que queremos para nós mesmo.
* Parabéns!!!
Continuem assim ... 'postem mais e mais' ...
ola
ResponderExcluirygor de castro
eu concordo com a amanda e a dayane
pois o rei na idade media era apenas uma figora ae na idade moderna ele era o rei ou seja ele dis "eu so o rei e fassos as leis"
e esse e meu comentario
Olá,
ResponderExcluirDe: Daniel
Eu concocrdo com todos vocês, amas tabem acreditoque o estado é formado por 3 elementos: território, população e governo.
Quando as sociedades primitivas, que eram nômades, compostas já de inúmeras famílias, possuindo uma autoridade própria que as dirigia, fixaram-se num território determinado, passaram a constituir um Estado. Este nasce com o estabelecimento de relações permanentes e orgânicas entre os três elementos: a população, a autoridade (ou poder político) e o território.
A vida sedentária determina a exploração sistemática da terra, o aparecimento de atividades econômicas mais complexas, o surgimento das primeiras cidades. A vida urbana marca o início da história e da civilização, termo cuja raiz é civitas, cidade. Por isso também política, a ciência do Estado, tem a sua raiz em polis.
Fonte: http://mauricioxavierpaes.blogspot.com/2005/09/origem-do-estado.html
Apreveito e pesso que siguam meu bloh
http://attentiond.blogspot.com/
Aluna:Laryssa Nader
ResponderExcluir9 ano
Gostei dos comentarios dos meus colegas,mas,gostaria de acrecentar algo mais.Pra começar,durante boa parte da Idade Média a Igreja detinha grande poder,parcialmente absoluto,dividindo-o com os senhores feudais.Como meu colega comentou,o rei era apenas uma figura.Mas Na Idade Moderna tudo mudou,pois o rei resolvou restaurar seu poder,que era da Igreja.Ele,o rei,restaurou a justica real,com leis criadas por ele,criou uma nova moeda,acabou com o feudalismo,entre várias outras.Podemos dizer que o Estado teve uma forte influencia para o mundo em que vivemos hoje.Pois criou-se governos autonomos,culturas populaçoes diferentes.
Essa foi minha visão sobre o texto e o ensinamento dado em sala de aula.
Aluno: Sergio Willy.
ResponderExcluir9 ano
Concordo plenamente com a amanda pois acho muito interessante a organização que eles tinha mesmo sendo naquela época. E o fato que o rei era apenas uma "imagem " , na idade modera tudo mudou pois ele retomo o seu poder.
Aluna:elizangela
ResponderExcluir9°ano
Olá, bom eu concordo com todos vocês, acredito que o estado é formado principalmente por estes tres elementos: governo, territóio e populaçao. panso também que se nao fosse pelo rei ter retomado os eu poder na idade moderna, hoje nós poderiamos estar vivendo com uma grande "bagunça" na nossa forma de vida, posso dizer que provavelmente nao averia o estado.
Mas tambem acho que devemos ficar atentos para nao cometer o erro que cometemos no passado, por exemplo o rei, que abusava de sua autoridade, a corrupçao, entre outros.
Este é o meu ponto de vista e modo de penssar!!
Aluna: Luiza Maia da Silva
ResponderExcluirserie: 9º ano
Todos os comentários foram interessantes cada um deu a sua visão,a minha é que no começo, e durante grande parte da idade média, o poder era todo da igreja católica, e o rei era só uma figura, até os senhores feudais detiam de mais poder do que o rei, mas tudo mudou com a revolta do rei que passou a ser fonte de poder absoluto.
O seu governo foi baseado em suas próprias leis, sua própria moeda...
Bom, esse foi o meu modo de pensar sobre esse asunto.
Aluna : Victória Tavares
ResponderExcluir9° ano
Concordo com cada um e com cada ponto de vista , mas enfim a origem e formação do estado foi incrivél eram povos muito organizados em cada detalhe como : a população de muitas pessoas , o terrtório bem organizado e bem pensado e o governo . Porém a igreja católica que comandava tudo , o rei era só uma " figura " , mas tudo mudou quando o rei optou por reinar sobre tudo e todos . e essa foi minha visão sobre o assunto .
Aluno: Matheus Nunes Mesquita
ResponderExcluirSerie:9º ano
Tambem concordo com a resposta da Elizangela, que o estado era basicamente formado por: governo, território e população e que se não fosse o rei ter assumido seus deveres de rei, a igreja iria impor em nos uma mentalidade completamente diferente de hoje.
Aluna: Dalete Cristina
ResponderExcluirAno: 9ano
Também concordo com todas as respostas achei interessante como antigamente já nos primeiros estados como tinha tantas organizações de formação de um estado que era basicamente formado por: governo, território e população. E a igreja católica que comandava tudo, o rei era só uma “figura”, mas tudo mudou quando o rei optou por reinar sobre tudo e todos.
Profº. Cristiano
ResponderExcluirParabéns a todos alunos e alunas do 9º ano, que participaram dessa atividade.
* Atividade encerrada.
Continuação dela em classe.
aluno:Ermano
ResponderExcluireu concordo com o ygor pois o rei ele era apenas uma figura na idade media ele não mandava em nada quem mandava era a igreja ela que fazia as suas leis as pessoas sofriam muito com isso mais tudo isso mudo na idade moderna o rei falo:quem manda sou eu irei fazer todas as leis irei mandar nas pessoas.
esse foi o meu comentario
Eu sei que o tempo acabaou Professor, rs
ResponderExcluirMe desculpe, mais mesmo assim eu não gostaria de ficar fora da atividade, por gostar muito da matéria e não querer deixar escapar a oportunidade.Realmente os comentarios foram bastante interessantes , na idade media muitas coisas aconteceram , tivemos o predominio da Igreja,e tinhas também como figura o Rei, o estado era basicamente formado por governo, território e população, como disseram (alguns), a população também imfluenciou muito na formação , pois eles eram a opnião . Esse foi meu comentario , mesmo estando atrasada na resposta, tive alguns problemas.