English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A VERDADE DA VERDADE


MUDANÇA DA MENTE E DA ALMA

“... O vocábulo “metanóia” significa mudança de mentalidade. Esse termo tem uma história rica. Para os gregos, significava uma modificação ou alteração fundamental ou, mais literalmente, transcendência (“meta” – acima ou além, como em “metafísica”) da mente (“noia” – da raiz “nous”, da mente). Na tradição cristã gnóstica mais recente, adotar um significado especial – o despertar da intuição compartilhada e o conhecimento direto de Deus. “Metanóia” Provavelmente era um termo-chave para os primeiros cristãos, como João Batista. Na tradição católica, a palavra metanóia acabou sendo traduzida como “arrependimento...”
“Entender o sentido de “metanóia” é entender o significado mais profundo de “aprendizagem”, pois essa também envolve uma alteração fundamental ou movimento da mente...”
“A adequada aprendizagem chega ao coração do que significa ser humano. por meio da aprendizagem, nos recriamos. Através da aprendizagem tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer. Através da aprendizagem percebemos novamente o mundo e nossa relação com ele. Através da aprendizagem ampliamos nossa capacidade de criar, de fazer parte do procedimento gerativo da vida. Existe dentro de nós uma intensa sede para este tipo de aprendizagem. É, nas palavras de Bill O’Brien, da Hanover Insurance, “tão essencial para o ser humano quanto o desejo sexual” ...”
FONTE: Texto: METANÓIA – Uma Mudança de Mentalidade. Por: Peter Senge – em “A Quinta Disciplina”

METANÓIA

Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.
A metanoia é uma das disciplinas indicadas por Peter Senge, no âmbito do estudo da Aprendizagem Organizacional. É um conceito que, na perspectiva das organizações, está intrinsecamente ligado à mudança organizacional, haja vista que, sem a metanóia ser bem sucedida junto dos colaboradores, a mudança organizacional revelar-se-á um fracasso.
Tudo se isto se entende, se tivermos em conta que, para se proceder a uma mudança nas empresas, é necessário que tal mudança seja acompanhada pelos colaboradores; isto é, há necessidade de se conceber "alterações nas mentes dos colaboradores". Caso contrário, simplesmente por existirem máquinas, ferramentas, softwares, e outros materiais novos, não se produz qualquer efeito inovador.
A metanóia explica que a primeira alteração deve ser nos colaboradores, uma vez que estes entram em todos os processos organizacionais, justificando assim a forte necessidade dos gestores alterarem genuinamente os conceitos laborais até aí interiorizados por estes.

Uma forma de o fazer é através do 'modelo das três fases'
1º - Descongelamento (consiste na ruptura com as práticas até aí utilizadas)
2º - Mudança (consiste na adopção de novos comportamentos)
3º - Recongelamento(consiste na interiorização dos comportamentos adoptados)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEMOSTRE O PODER DO VERBO. OPINAR!