English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CYBERESPAÇO. A guerra-fria já Começou neste Campo?



Blogueiros.


                 Eu gostaria que vocês se mantessem informados com relação ao cyberespaço e as novas tecnologias que tem surgido neste campo; Ao escrever um livro sobre o uso da Internet pela família eu me interessei mais e mais por este campo e a cada dia tenho procurado me atualizar para ajudar a sociedade a saber mais sobre os problemas REAIS do mundo virtual, por isso, sugiro a leitura que se segue, pois a arma digital que foi criada tem grande poder de destruição para com o planeta.


Segundo a Enciclopédia Wikipédia:

Stuxnet é um worm de computador específico do sistema Windows descoberto em junho de 2010 pela empresa bielorrussa de antivírus VirusBlokAda. É o primeiro worm descoberto que espiona e reprograma sistemas industriais. Ele foi especificamente escrito para atacar o sistema de controle industrial SCADA, usado para controlar e monitorar processos industriais.

O jornal Nacional na sua Edição do dia 30/11/2010 trouxe a seguinte notícia:

SUPERVÍRUS QUE ATACA COMPUTADORES PREOCUPA SERVIÇOS SECRETOS

“O stuxtnet pode agir por conta própria ou sob ordens de um operador à distância. Ele estaria nas mãos de terroristas, que podem usá-lo para sabotar sistemas como o do programa nuclear do Irã”

Citada pelo Enciclopédia Digital Wikipédia a Empresa européia Kaspersky Lab lançou um comunicado descrevendo o Stuxnet:
"Um protótipo funcional e temível de uma cyber-arma que dará início a uma nova corrida armamentista no mundo" (Kaspersky Lab)
CyberGuerra

Na mesma edição do dia 30/11/2010 o Jornal Nacional destacou o pronunciamento feito no Congresso Americano pelo Diretor de Segurança de Informática dos Estados Unidos, Sean McGurk que exibiu um pendrive, dispositivo usado pra transferir arquivos entre computadores. ''Aqui dentro tem um stuxnet. Qualquer terrorista pode transportar sem ser notado”, disse ele.

Na mesma Edição:

O Governo Britânico investe o equivalente a R$ 1,5 bilhão por ano pra tentar vencer a guerra cibernética. O objetivo é criar um superantivirus e também manter o stuxnet longe da internet. Pelo menos, por enquanto, ele só infecta sistemas operacionais Windows por meio de pendrives, CDs e cabos.

Segundo o Portal Terra de Notícias:

Os Estados Unidos também lançaram, há poucos dias, seu primeiro teste de um plano de resposta a uma ofensiva inimiga contra os seus sistemas de computação de serviços vitais. “Existe uma probabilidade real de que, no futuro, o país seja alvo de um ataque destrutivo, e precisamos estar preparados para ele”, afirmou o general Keith Alexander, comandante de uma nova unidade militar norte-americana de guerra computadorizada.
E para encerrar essa matéria eu gostaria de levá-los a mesma reflexão que eu tive com relação a este fato, e nas palavras de Winston Churchill, eu tive tal reflexão:

"A guerra é uma invenção da mente humana; e a mente humana também pode inventar a paz.”(Sir Winston Churchill)


Fonte: * Todas informações usadas, tiveram suas fontes citadas, pode até não obedecer ao pé-da-letra as normas ABNT, porém todas foram citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEMOSTRE O PODER DO VERBO. OPINAR!