English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Revolução Industrial. A vida não é mais a mesma!


ATIVIDADES

Profº. Cristiano Castilho  
Turma: 2ª Série (Ensino Médio)
Horário: das 15hs30min de Quarta-feira até ás 21hs30min de Quinta-feira.

_____________________________________________________________________

Revolução de uma Revolução
Filme - Tempos modernos - 1936


Revolução Industrial - Inglaterra século XVIII



QUESTÕES:

01 – qual era a situação geral da população e dos trabalhadores no período da Revolução Industrial?

02 – Você considera que o direito a moradia digna é algo inerente á cidadania? Justifique sua resposta.


Fonte do Texto e das questões: Passaporte para a História (Coleção) - MOCELLIN, Renato. ROSIENE, de Camargo - São Paulo - Ed. do Brasil, 2004.

10 comentários:

  1. Antes da Revolução Industrial, a produção era manual,ou seja, havia trabalho para todos ou para a maioria, e com a chegada da Revolução, chegou também talvez mais consequencias do que benefícios, deixando o desemprego tomar conta da população, e tornando a vida dos que ainda trabalhavam muito monótoma, sendo um estresse físico e até psicológico à eles.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas trabalhavam em opções precarias, por precisão e falta de oportunidade, vivendo sob opressão e deixanda a família de lado elas levavam a vida. Várias eras de tirania acabam mas outras começam, aonde está a liberdade e justiça?

    ResponderExcluir
  3. era bem dificil na epoca as pessoas trabalhavam porque nao tinham outra opçao, eles tinham que trabalhar para sustentar suas familias, e com isso as suas crianças acabavam sem ter a educaçao e seguia os empregos dos pais nas fabricas.

    na minha opiniao todas as pessoas tem direito a moradia assim como educaçao e saude, porque todo o mundo tem seus direitos tanto como o pobre como o rico, nos que pagamos os impostos tudo correto e nao temos tanto direito, temos que nos importa mais com isso, brasil um pais de todos"

    ResponderExcluir
  4. bom na minha opiniao a situaçao geral dos trabal hadores da epoca da revoluçao industrial era bastante precaria e cansativa pois ele tinham pouco descanço,um trabalho repetitivo,alem ser inrecompensavel ao esforço dos trabalhadores que nao tinham outras escolhas de trabalho.
    A forma de moradia dessas pessoas eram ainda mais precarias, pois alem de ser um local de pouca segurança,sem haver nenhum tipo de sanitario proximo,as pessoas que lá habitavam,ainda tiveram de conviver juntas em um mesmo local que cada vez mais iria ficando mais apertado devido a lotaçao de gente que la vivia. As crianças ,na epoca nao tiveram uma boa educaçao
    ,e ocorrendo isso ela so poderiam optar por uma escolha,que era a de seguir seus pais naquela forma de trabalho injusta

    ResponderExcluir
  5. A revolução acabou com familias, fazendo com que varios pais de familia ficassem desempregados, sem uma moradia fixa, tal de que sou a favor, pois todos temos direitos iguais, e neste tempo, até hoje somos substituidos por maquinas, aumentando a criminalidade de nosso pais , por falta de emprego para varias pessoas

    ResponderExcluir
  6. Bom, com a revolução industrial a manufatura "parou" dando lugar a maquinofatura.
    A situação já não era tão boa aquela época, pois a maioria das pessoas viviam numa situação precaria... com a chegada das maquinas, pessoas perderam emprego pq a maquina já fazia o serviço dela.

    Não mesmo ! A pessoa que se forma como proprio cidadão, ela que tem que procurar beneficios para conseguir uma moradia. Não digo que todos conseguem, pq alguns nem procuram e outros NÃO CONSEGUEM OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir
  7. a revolução naquela época fez com que as pessoas se afundarem mais e mais na miséria, na fome,e consequentemente levaram a falta de moradia e resultaram na criminalidade e na violencia...E isso é muito complicado naquela época porque as pessoas tinha que trabalhar para sustentar suas familias..e muitas crianças são abandonadas por seus pais serem ausentes pois vivem para o trabalho....
    ter uma moradia fixa é direito de todos hoje em dia pois nos dias de hoje a falta de emprego faz com que cresca mais e mais e foram substituida a mao de obra pelas maquínas e isso faz com que as pessoas nao tenham suas própria moradia e empregos fixo..e com consequencia dessas varias coisas faz com que a criminalidade aumenta cada vez mais...por falta de emprego..**

    ResponderExcluir
  8. A revolução industrial , ocorreu no ínicio do séc. XVIII, onde as manufaturas acabaram ficando de lado, para poder ter mais lucros e uma mão de obra mais rápida com a origem de máquinas . Com o ínicio dela, muitas famílias ficaram desempregadas.
    Podemos ver isso de diferentes formas, como beneficio pra comunidade que não estava sendo mais tão cobrada, e como um maleficio pelo fato de muitas familias ficarem desempregadas.

    ResponderExcluir
  9. Bruno!

    A Revolução Industrial ocorreu como já foi visto no século XVIII, na grande potência daquela época, a Inglaterra. Trouxe muitos beneficios, pois a produção era mais rápida de alta qualidade, por causa das grandes inovações( novas máquinas), diferentemente dos produtos manufaturados. Percebesse, se analisar a história desta revolução, que houve um confronto entre Maquinofatureira x Manufatureira. Como já era previsto muitas pessoas ficaramsem emprego, pois as pessoas foram "trocadas" pelas novas máquinas. Houve grande confusão também, porque as cidades foram superlotadas com o número de pessoasque se deslocaram do rural para a urbana.

    ResponderExcluir
  10. 01- Com o início transformador da revolução industrial, a papulação se encontrou em um cenário de completo caos!
    Primeiramente por estar lhe dando com coisas completamente novas e espetaculares. Mas por tras desse completo cenario de mudanças inovadoras, a populaçao sofria com o desemprego, maus tratos, e etc.

    02- A moradia digna é um direito próprio ao cidadão, um direito! Infelizmente esse direito nao cabe a todos, por questoes principalmente financeira, ai onde entra a questão industrial, com o desemprego e a baixa qualidade de vida, que vem aumentando cada dia mais com a grande industrialização.

    ResponderExcluir

DEMOSTRE O PODER DO VERBO. OPINAR!